Assessoria

Oferecemos aos nossos clientes serviços de assessoria sob medida de acordo com as necessidades e objetivos de cada empresa. A Assessoria é aplicável em qualquer fase de uma empresa, seja na formação de seu conceito e propósito antes de sua implantação, durante sua implantação e na sua operação.Atuamos na assessoria em sistemas de gestão assim como em estudos e análises temáticas para orientar tomadas de decisão, conhecer o cenário de determinado assunto ou outras necessidades de nossos clientes, com relatórios customizados de acordo com o objetivo a ser atendido.

A gestão ambiental está diretamente relacionada com a continuidade do negócio, uma vez que tem impacto em diversos aspectos da gestão, incluindo a conformidade legal, a imagem da empresa, a geração de custos imprevistos e paradas de produção devido a acidentes ambientais, embargos e multas.

A gestão ambiental compreende atividades pelas quais a organização identifica seus aspectos e impactos ambientais significativos e os requisitos legais aplicáveis, base para determinar sua política ambiental, os processos e recursos necessários para alcançar os resultados desejados. Quando uma empresa conhece seus impactos ao meio ambiente pode atuar preventivamente para que estes impactos não venham a acontecer e, se acontecerem, que estejam previamente preparados para seu atendimento, controle e minimização.

A Denken SGI assessora empresas no reconhecimento de seus impactos e na busca de resultados positivos através da implantação e melhoria de sistema de gestão ambiental, como a ISO 14001 e a metodologia LIFE, e através da orientação para um adequado processo de licenciamento ambiental.


ISO 14001 – Implantação e melhoria de Sistema de Gestão Ambiental – SGA:

  • Identificação de aspectos ambientais com conceito de ciclo de vida e análise de significância;
  • Elaboração de documentação e ferramentas para controle de aspectos ambientais significativos através de padronização de atividades, processos e recursos.
  • Gestão baseada em riscos: identificação e controle dos riscos;
    Atendimento a Requisitos Legais – identificação e orientação para demonstração de conformidade com a legislação ambiental aplicável.
  • Determinação e gestão do atendimento às partes interessadas.
  • Monitoramento – determinação dos parâmetros ambientais relevantes para a empresa ou identificados na legislação (efluentes, chaminés, resíduos, ruído etc) a serem monitorados para acompanhar eventuais desvios.
  • Preparação para Resposta a Emergências – definição de cenários e elaboração de plano de emergência.
  • Definição de indicadores, objetivos e metas ambientais.
  • Treinamentos de integração, de procedimentos, controles e práticas ambientais.
  • Treinamento de auditor interno.
  • Realização de auditoria interna.
  • Realização de auditoria em fornecedores.
  • Preparação para auditoria de certificação.
  • Adequação para a nova versão ISO 14001:2015.

Licenciamento ambiental:

  • Elaboração de Estudos Ambientais (EAS, EIV, EVA, RAS, RAP, EIA/RIMA);
  • Gerenciamento Ambiental de Obras;
  • Elaboração e Execução de Programas de Gestão Ambiental (PGA);
  • Elaboração e Execução de Plano Básico Ambiental (PBA);
  • Elaboração e Execução de Plano de Controle Ambiental (PCA);

Gestão de Resíduos:

O gerenciamento de resíduos é o ato de dar soluções para todo e qualquer problema causado pelo impacto dos resíduos.

Não só uma exigência legal, a correta gestão dos resíduos sólidos em sua empresa é interessante do ponto de vista estratégico e também um diferencial competitivo.

Ao gerenciar adequadamente seus resíduos, as empresas melhoram a sua eficiência (gerando menos resíduos enquanto a produção aumenta), além de garantir um destino correto para aqueles que devem ser descartados.

O empresário que tem todos seus processos organizados e sob controle tem um leque muito maior de atuação na hora de reduzir gastos e/ou aumentar seus lucros. Diminuição do desperdício de matéria prima, reaproveitado ou venda de resíduos são algumas das vantagens em se fazer uma adequada gestão de resíduos.

A Denken SGI assessora empresas para a implantação e melhoria de sua gestão de resíduos com a elaboração de Plano de Gestão de Resíduos Sólidos – PGRS, Projeto de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil – PGRCC e Plano de Gestão de Resíduos Sólidos de Saúde – PGRSS.

Veja mais em: PGRS – Plano de Gestão de Resíduos Sólidos

Gestão de Emissões de Gases de Efeito Estufa:

Nos últimos anos, têm sido bastante discutidos os impactos da mudança do clima na sociedade. A realização do inventário de GEE é a ação inicial dos empreendedores que querem contribuir com a questão das Mudanças Climáticas de maneira a minimizar os seus efeitos negativos. Com as informações geradas pelo inventário, o empreendedor poderá obter dados relevantes para possibilitar a definição de estratégias para melhorar continuamente a gestão de emissões. Através desta ação, é possível que as organizações atraiam novos investimentos, consigam oportunidades de negócios com grandes clientes engajados no assunto, além de planejar seus processos de forma a garantir maior eficiência econômica, energética e/ou operacional.

O inventário de GEE é o instrumento utilizado para apresentar as emissões da Companhia em toneladas de gás carbônico equivalente. A contabilização é feita por meio de cálculos que levam em consideração a queima de combustível, escape de gases de GEE em atividades da empresa, consumo de energia, etc.

As informações sobre gestão e desempenho em emissões atmosféricas são utilizadas para publicações no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), para reportar o desempenho no Programa CDP Investor e Supply Chain, Dow Jones Sustainability Indices (DJSI) e no Guia Exame de Sustentabilidade. Além disso a gestões das emissões fazem parte de exigências de licenciamento ambiental, ou até de incentivos estaduais, como o Selo Clima do Paraná.

Link do SELO Clima do Paraná:
http://www.meioambiente.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=326

A Denken SGI atua na elaboração de Inventários de Gases de Efeito Estufa (GEE) de acordo com o GHG Protocol e Norma ISO 14.064 – Parte 1, elaboração de plano de monitoramentos, definição de metas e projetos de reduções de emissões de GEE.

Veja mais em: Inventário de Gases de Efeito Estufa

Gestão da água/ Gestão de Recursos hídricos:

A busca pela melhoria contínua nos processos é aplicada também na gestão de águas. Para uma boa gestão de recursos hídricos uma organização deve conhecer o seu perfil de consumo. A Denken SGI elabora o cálculo de pegada hídrica de sua empresa e assessora na definição de objetivos e metas, indicadores de monitoramento e de estratégias de redução de consumo e desperdício de água.

Assessoria Mensal em Gestão Ambiental:

Serviço provido por profissional altamente especializado destinado às empresas que não possuem departamento de meio ambiente ou para empresas que possuem, mas necessitam de suporte no atendimento à requisitos ambientais. Atendimento customizado de acordo com as necessidades específicas de cada cliente.
Benefícios:
• Melhor custo-benefício na implantação e melhoria do sistema de gestão;
• Prioridade no atendimento de demandas;
• Agilidade no esclarecimento de dúvidas;
• Mitigação de riscos e custos desnecessários;
• Atendimentos de requisitos da Cadeia produtiva e consumidor.

Veja mais sobre meio ambiente em:

Biodiversidade TREINAMENTOS Mentoria AUDITORIA Auditoria ambiental CONAMA 306 – Portos e plataformas Due Diligence LAUDOS E PERÍCIAS PLANOS E INVENTÁRIOS PAE – Plano de Atendimento a Emergências PEI – Plano de Emergência Individual PGR – Plano de Gestão de Riscos PGRS – Plano de Gestão de Resíduos SólidosPGRS – Inventário de Gases de Efeito Estufa


Veja alguns exemplos de nossos serviços:

  • Implantação de Sistemas de Gestão de acordo com as principais normas de referência (ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e OHSAS 18001, Certificação LIFE, BPF – Boas Práticas de Fabricação, entre outras);
  • Melhoria e manutenção do Sistema de Gestão de acordo com normas de referência e, independente delas, de acordo com as melhores práticas de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho;
  • Modelagem e Implantação de Sistemas de Gestão (requisitos internos do cliente);
  • Estabelecimento de critérios e práticas para a Gestão por Processos;
  • Projetos de melhoria contínua em processos específicos;
  • Configuração e implantação de ferramentas de gerenciamento;
  • Revisão da documentação, controles aplicados ao sistema de gestão e gestão de requisitos legais.